Colcha de retalho
- A turma deve estar disposta em círculo.
- Cada aluno deve falar uma palavra aleatoriamente.
- A professora vai registrando no quadro as palavras faladas.
- Depois cada um vai fazer uma frase utilizando as palavras que foram ditas.
OBSERVAÇÂO: Mas as palavras devem ser utilizadas na seqüência em que foram ditas e por alunos diferentes. Ex: João disse CASA, mas quem vai fazer a frase com a palavra CASA é a Ana. E assim por diante.
É preciso lembrar que o texto deve ter unidade temática e uma seqüência lógica (início, meio e fim). As histórias ficam muito interessantes e até engraçadas e todos participam (até os mais tímidos). - Depois, a turma pode copiar o texto no caderno e a professora pode colocá-lo no mural ilustrado pelos alunos. No mural, as palavras ditas devem ficar destacadas e podem ser aproveitadas no trabalho com os fonemas.
Exemplo de texto "COLCHA DE RETALHOS"
Um dia caiu uma chuva muito forte e o rato se escondeu num buraco porque ventava também. Sua felicidade foi perceber que nesse buraco tinha uma fada, que vendo o coitado com frio e fome, fez aparecer um enorme pedaço de queijo. Ele encheu a boca e comeu tudo.